top of page

Relato da atividade no ACE

Na última aula de Diplomática foi realizada uma atividade interativa em que cada membro do grupo possuía uma função ao explorar o arquivo do ACE. Ao final da atividade deveríamos relatar a experiência de cada participantes nas atividades.


Os membros dos grupos foram separados e cada um desempenhou uma função. Como especificado abaixo:


Observador: O aluno deveria apenas observar os tipos documentais especificados nos espelhos das caixas do arquivo do ACE.

Investigador: O aluno estava encarregado de fazer as perguntas especificadas pelo professor a um funcionário do Arquivo Central.

Jornalista: O aluno deveria andar aos arredores do ACE a fim de entrevistar as pessoas sobre o papel do arquivo na UnB.

Relator: O único aluno que deveria ficar na sala de aula refletindo sobre as perguntas e ao final da atividade, juntar todas informações úteis descritas pelos colegas de grupo e apresentar o resultado da atividade para a turma.


Participantes


Anna Alice - Observadora


Para a realização da atividade do dia 24 de março, meu papel foi observar o Arquivo Central da UnB. Durante a atividade, percebi que o acervo consistia em documentos oriundos tanto da atividade meio quanto da atividade fim, bem condicionados em caixas-arquivo identificadas e armazenadas em aproximadamente 14 arquivos deslizantes e 15 estantes de aço. Assim que o tempo terminou, voltei para a sala e tentei me lembrar das séries identificadas para descrever minha experiência à relatora.


Bruno Amorim - Investigador


Na atividade do dia 24 de Março, no Arquivo Central da UnB, eu fui encarregado de ser o "investigador". O professor André Lopez nos deu algumas questões para que pudéssemos fazer para a Arquivista do Arquivo Central. As perguntas eram mais voltadas para as espécies documentais, tipos documentais, forma de classificação dos documentos da UnB e sobre o funcionamento do Arquivo. Através das respostas da servidora, várias das minhas dúvidas sobre esses temas foram sanadas e pudemos ver como realmente funciona o Arquivo da Universidade de Brasília. Após a sessão de perguntas, nos reunimos com os nossos grupos e discutimos as informações adquiridas para fazermos um relatório que havia sido solicitado pelo professor. Logo após a troca de informações, os relatores dos grupos foram apresentar os relatórios desenvolvidos.


Fernanda Coêlho - Relatora


No tempo em que os outros membros do grupo estavam desempenhando suas atividades, fiquei na sala com outros alunos e o professor apresentando os blogs e recebendo opiniões de melhoras. Depois fizemos o exercício de imaginar as respostas dos outros membros do grupo. Imaginamos quais seriam as séries documentais que existiriam no Arquivo Central, imaginamos quais seriam as sugestões para a melhora do Plano de Classificação que a UnB utiliza e quais ações poderiam ser implantadas no Arquivo a fim de auxiliar a gestão dos documentos. Ao encerrar o tempo da atividade nós nos encontramos com os grupos e recebemos todas as informações que eles coletaram. Ao final da aula houve uma apresentação de todos os relatores dos grupos expondo os principais pontos encontrados pelos outros participantes


Israel Alves - Jornalista


Na noite de 24 de Março de 2017, no Arquivo Central da UnB, coube a mim o papel de Jornalista. Foi estabelecido que o jornalista iria sair em campo para fazer o questionamento ao público se conhecia o Arquivo da UnB e se sabia alguns conceitos de diplomática e observei que a grande parcela que ali se encontrava não havia conhecimento se quer que existia um Arquivo e muito menos conceitos básicos de diplomática. Após o feedback apresentado por mim foi esclarecido alguns pontos básicos Ex: O porquê de existir um arquivo, a importância da diplomática e alguns exemplos de documentos que são de guarda permanente da Universidade. Todos esses dados levantados foram passados ao relator.


bottom of page