top of page

Análise das Oficinas - Bruno

Conforme solicitado, segue abaixo os comentários sobre cinco oficinas de diplomática realizadas no ICC Norte - UnB

DESARQUIVANDO -

O grupo abordou o tema de intercâmbio. Eles apresentaram as Universidades que são parceiras com a UnB, os pré-requisitos para ingressar no programa e toda a documentação utilizada para cadastro do estudante. Foi apresentado o tramite de toda a documentação e a importância da Diplomática para avaliação da autenticidade dos documentos. Também enfatizaram a importância da Arquivologia para gestão documental dos documentos.

ARQUIVO X -

O grupo falou sobre o processo de contratação de estágio dos alunos da UnB. Segundo eles, ao final de todo o tramite, são geradas três fundos arquivísticos (uma via fica para a Unb, outra para a empresa contratante e outra para o aluno). Eles enfatizaram a importância da Diplomática para todo o processo, já que pode haver muitas falsificação de documentos, e também falaram sobre a importância da Arquivologia para a gestão documental desses documentos.

ARQUIVO ANÔNIMO -

O grupo apresentou sobre a reintegração de ex alunos da UnB.

Durante a apresentação, o grupo alertou sobre as dificuldades de se reintegrar à UnB e deu informações necessárias para quem seja desligado, possa voltar à Universidade. Eles explicaram como acontece todo o tramite dos documentos, a importância da diplomática para a tramitação dos documentos, e explicou os conceitos da Arquivologia para que as pessoas pudessem entender a importância da gestão documental para todo o processo.

NOVOS AMIGOS -

O grupo Novos Amigos falou a respeito do diploma de curso, algo tão almejado por todos.

Durante a apresentação, eles informaram sobre todo o processo de requerimento do diploma, deram dicas de como evitar certas situações que possam ser desagradáveis para o estudante no período de formação do curso e fizeram uma brincadeira para que pudéssemos montar o nosso próprio diploma. Contudo, trouxeram os aspectos da Diplomática e sua importância para que possamos identificar um documento autêntico ou não, e também enfatizaram a importância da Arquivologia para a gestão dos documentos.

QUARTETO DIPLOMÁTICO -

O grupo apresentou sobre o processo de transferência interna de cursos da UnB. A tenda deles foi uma das procuradas, já que escolheram um assunto que interessa grande parte dos Universitários.

Durante a apresentação, eles informaram os pré requisitos para a mudança de curso e o tramite dos documentos para que ocorra o deferimento ou indeferimento da solicitação de mudança de curso por parte da Secretária de Administração Acadêmica . Explicaram a importância da Diplomática para análise dos documentos recebidos na Secretaria, e a importância da Arquivologia para que se tenha uma boa gestão documental desses documentos.

bottom of page