top of page

Análise das Oficinas - Fernanda

Sabia o que aconteceu nas oficinas!

Todos os grupos empenhados em demonstrar o melhor de suas pesquisas nos apresentaram documentos e processos referentes à Universidade de Brasília. Ao final de cada Oficina nos sentíamos mais próximos das diversas atividades desempenhadas pela UnB como compra de material permanente, locação de imóveis funcionais e processo de intercâmbio, entre outros. Todos os participantes dos grupos visitaram as Oficinas e agora cada um irá analisar 5 delas.


Os Bárbaros -

O grupo apresentou sobre o Projeto Memória do Movimento Estudantil (PROMEMEU). Na Oficina foram expostas fotos desse projeto, é interessante saber que o Arquivo Central guarda uma coleção tão rica para a comunidade estudantil. O que mais me chamou a atenção na apresentação foram os certificados entregados no final de cada apresentação, criativos e bem feitos esses certificados ficarão na memória.


Fonte: Fernanda Coêlho.



Quarteto Diplomático -

O Quarteto apresentou sobre a Transferência de Curso, um assunto muito procurado pelos alunos da Universidade. A Oficina tornou o assunto mais acessível e tirou as dúvidas de diversos alunos, assim como apresentou as diferenças do processo a partir da implantação do SEI na UnB. Assim como a Locação dos Imóveis Funcionais, o processo de Transferência de Curso também é realizado via SEI o que torna o processo mais ágil e menos burocrático.


Fonte: Fernanda Coêlho.


Diplogia -

O grupo analisou o Processo de Compra de Material Permanente da UnB e utilizou de exemplo o processo de compra de lixeiras da Universidade. Esse tema relembra automaticamente o caso do ex-reitor que utilizou dinheiro público indevidamente para adquirir lixeiras luxuosas para si. Daí a importância da autenticidade desses documentos para evitar a corrupção com o dinheiro público.


Fonte: Fernanda Coêlho.



Arquivo X -

O Arquivo X realizou a Oficina de maneira didática, demonstrando de forma simplificada o trâmite dos documentos necessários para que o aluno seja contratado em um estágio com a ciência da UnB. Ao final do processo são gerados 4 vias originais do contrato de estágio, formando 4 fundos arquivísticos diferentes. Uma via do contrato fica no DAIA da UnB, outra na Coordenação do Curso do aluno, a seguinte deve ser entregue na empresa ou órgão contratante e por último a aluno deve guardar uma via do contrato consigo.


Fonte: Fernanda Coêlho.


Desarquivando -

O grupo utilizou o esquema de escama de peixe para estruturar o trabalho sobre os intercâmbios que os alunos podem fazer para outras Universidades conveniadas ou não com a UnB. Nesse processo é importante escolher a Universidade quanto aos critérios de localização, acomodação, bolsa e custos do local desejado. É interessante ressaltar a autenticidade dos documentos desse processo, já que tratam-se muitas vezes de processos intermediados por empresas terceirizadas.


Fonte: Fernanda Coêlho.





As Oficinas foram um sucesso!

Participantes das Oficinas. Fonte: Kimberly Oliveira.




bottom of page