top of page

Análise das Oficinas - Israel

Análise das Oficinas

A apresentação das oficinas ocorreu no dia 09/06/2017 no Instituto Central de Ciências Ala Norte da Universidade de Brasília, nela possuía diversos grupos que apresentaram muito bem o foco das pesquisas realizadas ao longo do semestre. Abaixo segue uma breve análise de 5 grupos escolhidos.

Quarteto Diplomático

O tema escolhido pelo grupo ‘O processo de transferência interna, vulgo mudança de curso’ foi um dos mais procurados, tendo em vista o desconhecimento por parte dos discentes que existe essa possibilidade dentro da Universidade. O grupo expôs como funciona o trâmite, a análise dos pedidos por parte da Secretária de Administração Acadêmica e também mostrou aonde entra a Arquivologia dentro disso tudo.

Arquivo Anônimo

O Grupo apresentou sobre o processo de Reintegração que se entende que o aluno jubilado por um motivo x volte a ser aluno regular junto à Universidade. Mostraram a parte da legislação aplicada nestes casos e também veio mostrar o que a Arquivologia tem a ver com esse processo delicado. A equipe obteve êxito na apresentação e está de parabéns, assim como todos os outros grupos.

Novos Amigos

A equipe resolveu falar de algo tão almejado para qualquer estudante que ingressa em uma universidade, o DIPLOMA. O grupo discorreu sobre a documentação necessária para solicitar o diploma junto à SAA (secretaria responsável pela confecção e registro). Belíssima apresentação e ótima ornamentação.

Arquivo X

O grupo discorreu sobre o termo de compromisso de estágio e demonstrou de maneira didática o passo-a-passo a partir do momento que o discente entrega o contrato no departamento. De maneira proveitosa e sucinta ficou claro como funciona e uma transparência, pois muitos não sabem como funciona e nem se imagina que pode haver fraude nesse processo.

Diplogia

A equipe falou sobre o processo de compras de Material Permanente para a Universidade que é um tema superinteressante, pois é um processo tão misterioso, cheio de malícias, e que devia ser tratado com tamanha seriedade, uma vez que se trata do NOSSO dinheiro. A apresentação foi excelente. O processo licitatório é um caminho com diversas falhas, “curvas perigosas” onde quando se menos espera aparece uma fraude. O grupo também explicou sobre como foi a transição de sistemas como funcionava antes e como funciona agora, pois a Universidade utilizava o UnBDoc, e em 2015, houve a mudança para o SEI (Sistema Eletrônico de Informações)

bottom of page