top of page

Trabalho Final

Foi tudo muito bom (bom)

Foi tudo muito bem (bem)

Mas chegou ao final da nossa experiência única como blogueiros

Para fechar com chave de ouro preparamos muita coisa para vocês!

Vamos lá!

O Trabalho Final será divido em um Artigo, uma apresentação no Prezi e um vídeo com todos os participantes fazendo uma retrospectiva da disciplina.


Artigo


Universidade de Brasília

Faculdade de Ciência da Informação

Curso: Arquivologia

Disciplina: Diplomática e Tipologia Documental


Autores: Anna Alice Almeida, Bruno Amorim, Fernanda Coêlho e Israel Alves.


Introdução


Pensar sobre o curso de Arquivologia nos remete as três fases do ciclo vital dos documentos: corrente, intermediário e permanente. Assim é divido o currículo do curso. Elas parecem ser bem definidas e quase independentes entre si. A Diplomática e a Tipologia Documental surge como agregadora, a sua importância para a autenticidade dos documentos, o trâmite e a definição da espécie esbarra nas atividades de cada fase do ciclo vital. Daí a importância da matéria para a formação do arquivista.

A disciplina foi ministrada ao grupo no 1º semestre de 2017 pelo Professor André Lopez. A atividade principal do semestre seria criar um blog e publicar periodicamente atividades sobre a matéria apresentada em sala de aula. Entre outras atividades houve a confecção de uma Oficina apresentada para o público, no ICC Norte, sobre um tema escolhido pelo grupo. Por último o trabalho final será uma retrospectiva da disciplina e todas as atividades que realizamos. Além das atividades desempenhadas pelo grupo, o artigo trás parte do conteúdo abordado em sala de aula.


Atividades desenvolvidas


Ao longo do semestre foram ministradas aulas na Faculdade de Ciência da Informação (FCI), aulas no Arquivo Central (ACE) da UnB e até aulas via WhatsApp. Todas elas com suas particularidades. As aulas na FCI eram voltadas para o desenvolvimento de conteúdo, apresentação dos grupos e utilização de computadores. As aulas no ACE, além de apresentar conteúdos, eram realizadas atividades por todos os membros do grupo no acervo do daquele arquivo, o que deixavam as aulas mais dinâmicas e interativas. A atípica aula via WhatsApp foi uma exceção devido a greve geral, porém que deu certo. Discussões sobre autenticidade e veracidade dos documentos dos grupos agitou a conversa durante uma noite de sexta.

Logo no começo do semestre foram criados os blogs dos grupos, com a liberdade de escolher os nomes, design e temas. O Grupo De volta para o passado inspirou-se no filme De volta para o futuro a fim de fazer uma brincadeira com o tempo. O filme serviu de inspiração para o design do blog, confecção da oficina online, decoração da oficina presencial e do trabalho final. Em relação as oficinas, era necessário a escolha de um tema para apresentar ao público, no começo o grupo havia pensado em fazer sobre o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico. Entretanto o tema não se encaixava no aspectos da disciplina, por isso a mudança do tema para o Contrato de Locação dos Imóveis da UnB.

Parte dos estudantes da universidade não possuem conhecimento sobre os imóveis que a UnB possui, esses relembram parte da história da universidade. No começo de Brasília a UnB recebeu vários imóveis com o objetivo de atrair novos docentes para a capital recém construída, além de servir como renda extra para a instituição. O Contrato de Locação é assinado entre a universidade e o locatário, esse pode ser um docente ou técnico-administrativo da UnB. A fim de evitar fraudes o candidato a locação deve assinar um Termo de Ocupação declarando não possuir imóveis residenciais no Distrito Federal. Ao final do trâmite são produzidos duas vias do contrato. Uma via é arquivada no arquivo da UnB e a outra via fica com o locatário do imóvel, assim geram-se dois fundos arquivísticos distintos. A via da UnB é arquivada de acordo com o Plano de Classificação da instituição.

Outras atividades desenvolvidas ao longo do semestre foram os posts no blog, fruto dos conteúdos ministrados em sala de aula. As atividades foram divididas em individuais e em grupo. Depois de cada aula eram indicadas atividades a fim de fixar o conteúdo e aprofundar as discussões da aula. A tipologia documental foi um dos conteúdos ministrados em aula e relacionados a casos concretos pelo grupo, ao discutir a aplicação desse conceito na realidade da universidade. De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, tipo documental significa:

Divisão de espécie documental que reúne documentos por documentos suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro. São exemplos de tipos documentais cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras, serigrafias, xilogravuras.

Conclusão


A definição da classificação da tipologia documental do Contrato de Locação da UnB de acordo com o plano de classificação da instituição esbarra em problemas do próprio plano. Padronizado para todas as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), muitas vezes o plano de classificação não aborda a totalidade das atividades desempenhadas na universidade. Os contratos de locação dos imóveis da UnB são classificados com base no seu assunto, assim como todas as classificações de acordo com o plano. Isso gera um problema conceitual na classificação do documento que deveria basear-se na tipologia documental. A espécie do documento acrescentada a sua função nos dá a tipologia documental. Percebemos que o plano de classificação não segue esse modelo e prioriza a classificação dos documentos de acordo com o assunto.


Bibliografia


BRASÍLIA. Arquivo Central. Universidade de Brasília. Arquivo Central da Universidade de Brasília. 2017. Disponível em: <http://www.arquivocentral.unb.br/>. Acesso em: 28 jun. 2017.

DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para una antigua ciencia. Trad. Manuel Vázquez. Carmona (Sevilla): S&C, 1996. (Biblioteca Archivística, 5). cap. 1

LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: Antonio José Marques; Inez Tereznha Stampa. (Org.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31.

BRASIL. ARQUIVO NACIONAL. . Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 231 p. Disponível em: <http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2017.

Prezi

Acesse a nossa apresentação no Prezi! (Link aqui)

Vídeo


bottom of page