top of page

A importância da Diplomática para a Arquivologia

Cada integrante do grupo ficou responsável por descrever a importância da Diplomática para a Arquivologia utilizando algum documento arquivístico como exemplo dessa interligação. Segue a análise do grupo:

Bruno Amorim -

  • A Diplomática e a Arquivologia são duas disciplinas que devem andar lado a lado, por conta de suas semelhanças e importância de uma para a outra. A Diplomática estuda a forma, espécie, autenticidade e veracidade dos documentos, o que é de supra importância para Arquivologia, já que o objetivo dos arquivistas é trabalhar com as diferentes formas de documentação e a Diplomática nos da a informação de como é o documento de fato, como forma de material. Em um arquivo, quando é transferido documentos para o mesmo, os arquivistas devem saber sobre a autenticidade daqueles documentos, qual é a sua espécia e seu formato, já que um arquivo é organizado e estruturado de acordo com essas informações e isso nos faz refletir que sem os conhecimentos da Diplomática, os arquivistas não saberão a natureza do seu próprio objeto de trabalho.

Fernanda Coêlho -

  • A Diplomática surge junto com a Paleografia como fruto do tratamento crítico dos documentos, após a Idade Média em que era observado diversas irregularidades quanto a autenticidade dos documentos. A Diplomática analisa os caracteres intrínsecos do documento como idioma, estilo, padrão, autenticidade, veracidade e integridade do documento, além de analisar os aspectos extrínsecos como letras e assinaturas, esses também observados pela Paleografia. Essas disciplinas foram precursoras no estudo dos documentos, o que mais tarde se tornaria a arquivística. O tratamento crítico era aplicado principalmente aos diplomas e documentos oficiais, esses seriam documentos públicos assinados por pessoas públicas. Ao pensar nessa prática de analisar preferencialmente os documentos oficiais observamos a importância de promover um controle maior sobre a administração pública, não cabe arcar com gastos indevidos ou ilegais, nem agir de má fé. Portanto, a análise diplomática sobre documentos oficiais auxilia na eficiência da administração. Desde a Idade Média, podemos identificar como exemplo de tipos de documentos alterados frequentemente os relacionados a propriedades privadas ou públicas.

Referência Bibliográfica

RODRIGUES, José Honório. Teoria da História do Brasil: Introdução Metodológica. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.

Israel Alves -

  • A Diplomática tem grande importância na Arquivologia, pois levando em conta as suas características intrínsecas e extrínsecas apurando a sua autenticidade e veracidade e os com os detalhes sempre conseguimos matar a charada ou no caso o documento falso. Mediante o exposto conseguimos identificar fraudes que são de grande serventia nas nossas atividades rotineiras, tendo em vista o grande número de falsificações desde as mais simples até as mais complexas. Na atividade anterior usufruindo de algumas técnicas diplomáticas obtive êxito em analisar as "entrelinhas" dos documentos Ex. Cabeçalho, carimbos falsos, datas, números de identificação adulterados etc. O importante de tudo é sempre desconfiar e ter uma visão ampla e concisa nos detalhes. Lembrando também que adulteração/falsificação é crime e tem previsão no Código Penal Brasileiro nos seus artigos 296/297/298 com Pena - reclusão, de dois a seis anos, e multa.

bottom of page