top of page

Análise das Oficinas - Anna Alice

Conforme solicitado, segue um comentário individual sobre a oficina de 5 grupos, realizada em 09 de junho como "trabalho final" de Diplomática e Tipologia Documental: uma alternativa ao clássico seminário.

Desarquivando

Vai pra Onde?

O grupo trabalhou o tema de intercâmbio. Foi discutido quais são as universidades com as quais a UnB tem convênio, quais os pré-requisitos necessários para se candidatar a uma bolsa no exterior, como funciona o trâmite do processo, e qual é o papel da Arquivologia nisso tudo. Retratado abaixo, o brinde da oficina: um marcador de página com os tópicos abordados.

Fonte: https://dtdunb20171.wordpress.com/2017/06/10/visita-virtual/

Comitê Estudantil de Arquivologia

Um documento que pode mudar sua vida

Após rever conceitos básicos de Arquivologia de forma simplificada, o grupo discutiu o Processo de Reenquadramento Funcional. Esse processo administrativo "solicita a reconsideração e alteração quanto ao enquadramento funcional realizado pela administração, tendo em vista as mudanças no plano de cargos e salários do órgão", como exposto na oficina e no folder retratado abaixo. Esse grupo foi um dos que elaboraram mais dinâmicas, como o "Monte o Bizagi", que visava instruir o visitante sobre o trâmite do processo, e o "Quis Eletrônico - Uma 'série' de perguntas pertencentes ao 'fundo' intelectual de nossa exposição acadêmica, vale lembrar... Esse conhecimento é 'permanente'." (atenção aos trocadilhos arquivísticos XD)

Fonte: Anna Alice Almeida

Arquivo Anônimo

Fui desligado da UnB, o que devo fazer?

O grupo trabalhou o processo de reintegração de (ex-)alunos da UnB. Os visitantes foram advertidos sobre os perigos de serem desligados da Universidade, mas também foram instruídos sobre o que fazer para voltar a frequentar a UnB. Ao explicar o trâmite do processo, o grupo trabalhou conceitos arquivísticos para os leigos e deu dicas para quem precisa iniciar o processo, com testemunho de colegas que já passaram por isso.

Abaixo, lembrança da oficina

Fonte: Anna Alice Almeida

Os Bárbaros

PROMOMEU

Na oficina, o grupo trabalhou com a documentação do Projeto Memória do Movimento Estudantil (PROMOMEU), que reúne um diverso acervo visando a organização e manutenção de documentos do período militar, com atas de reuniões, panfletos, cartazes e muitos outros registros do regime de exceção. Houve uma dinâmica que visava explicar e exemplificar conceitos de Arquivologia, na qual o participante escolheria um documento para tentar descobrir sua série documental e o fundo arquivístico. Ao final dessa dinâmica, era concebido um certificado carimbado pelo grupo:

Fonte: Anna Alice Almeida

Quarteto Diplomático

Mudar de curso? Como?

Provavelmente a oficina mais visitada da noite, o Quarteto Diplomático discutiu o processo de transferência interna com seus visitantes. Eles basearam o trabalho no edital lançado no primeiro semestre de 2017. O grupo explicou o trâmite do processo no SEI, a análise dos pedidos na SAA e qual é o papel da Arquivologia, explicando conceitos como "produtor arquivístico".

Fonte: https://diplomaticaunb.wixsite.com/quartetodiplomatico/single-post/2017/06/06/Roteiro-da-oficina

bottom of page